domingo, 25 de outubro de 2009

OS HOMENS VIVEM MENOS.


Os homens têm dificuldade de envelhecer, conforme a pesquisadora Dália Romero,do Centro de Informação Científica e Tecnológica,uma unidade da Fiocruz.Ela traçou um perfil do processo de envelhecimento da população brasileira e constatou que s homens vivem menos,vão menos ao médico, possuem hábitos menos saudáveis que as mulheres e que, na terceira idade dificilmente moram sozinhos.
"Enquanto as brasileiras vivem em média 75 anos, os seus parceiros vivem 67", diz Dália, para quem essa diferença na expectativa de vida é causada pelos riscos culturais - aqueles relacionados á violência, a acidentes de trânsito e abusos como o fumo e o álcool,aos quais o sexo masculino está mais exposto.
Mas não é só.Em todas as faixas etárias os homens morrem maisdo que as mulheres, especialmente os adultos jovens:a cada quatro mortes de pessoas de 20 e 29 anos, três são homens.A baixa procura pelos serviços de saúde é outro responsável pela morte prematura dos homens.Tanto é que enquanto 62,3% das mulheres consultaram algum médico nos últimos 15 dias, apenas 46,7% dos homens fizeram isso,razão que os faz serem mais internados em situação grave e a procurar mais os serviços de emergência.
Quanto a terceira idade, ela afeta mais os homens.Um questionário aplicado em pessoas acima de 65 anos,em Fortaleza(CE), atestou que 55% deles necessitam de outras pessoas para cuidar da casa e preparar suas refeições, enquanto só 10% das idosas dependem.Dália atribui esse fato á maior versatilidade da mulher no dia-a-dia."A sociedade exige que ela se divida entre o trabalho, casa e filhos. Já o homem só trabalha. A aposentadoria faz com que ele perca sua função social, fique sedentário e mais predisposto à depressão.
É preciso que ele descubra o seu "espaço", conclui a pesquisadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário