segunda-feira, 26 de outubro de 2009

MEMÓRIA.


Exercitar a mente com atividades que estimulem o raciocínio e a memorização de informações é um santo remédio para manter o cérebro funcionandobem por mais tempo.
As vivências e o aprendizado seriam totalmente despidos de utilidade,caso não nos fosse possível armazená-los e reativá-los quando necessário.A responsável pelo arquivamento desses registros feitos pelo cérebro é a memória, e o acesso a essas informações memorizadas definirá o que chamamos de "boa memória",que, como veremos a seguir, dependerá de dois fatores muito importantes:como foi o processo de retenção da informação e de que forma é a relembrança ou a solicitação da informação para uso imediato.
É preciso entender, em primeiro lugar, que o mecanismo retentivo da experiência se processa em três etapas, que são as seguintes:
1)A memória sensorial, que é quado a informação é registrada pelos orgãos dos sentidos por alguns segundos.
2)A memória a curto prazo, onde acontece uma seleção do que deve ou não ser guardado como informação a ser utilizada posteriormente.
3)A memória a longo prazo,quando as informações passam por um processo de repetição e acabam sendo gravadas.
Já no processo de relembrança, precisamos analisar o tipo de estímulo que é enviado à memória e,nesse caso, o melhor exemplo é a necessidade de uso constante da informação.Mas o que nos interessa, no momento,e do ponto de vista médico, é o que provoca o esquecimento, o que faz com que uma informação vivenciada não fique retida na memória.
Um dos motivos para a não- disponibilidade da informação é a necessidade de não lembrar certos episódios traumáicos, acontecimentos que foram muito marcantes de forma negativa e acabaram travestidos, de fobias.
A senilidade como processo biológico de desgaste natural do organismo, por sua vez,pode causar no idoso lapsos de memória ou distorção dos fatos passados.A amnésia é o grau máximo de esquecimento e geralmente está associada a dano cerebral ou alcoolismo crônico.
Existem também doenças como hipetensão(pressão alta), fadiga crônica(sensação permanente de extremo cansaço provocada por distúrbios musculares), alterações endócrinas(depressão) e patologias psiquiátricas(esquizofrenia) que afetam os mecanismos cerebrais.
O mais comum,no entanto, é não lembrar se colocou determinado objeto,não conseguir reter o conteúdo do que foi estudado,ler várias linhas e não lembrar do que leu, ir a determinado lugar e não saber o que foi fazer lá,esquecer comida no fogo, esquecer de pagar uma conta, não ter idéia do aniversário de um parente próximo...
O que se percebe em relação á memória é que,de maneira geral, ela pode ser cultivada.Tanto quanto o fisico,o cérebro presisa ser exercitado para previnir que seus mecanismos apresentem desgastes.
Para auxiliar a preservação da memória, uma série de exercícios físicos deve ser executada regularmente.Os mais indicados são os aeróbicos, pois são os que mandam mais oxigênio para o cérebro e, assim, ajudam a ativação dos mecanismo de retenção das informações.
Os exercícios mentais devem ser praticados desde cedo para disciplinar a memória,e podem ser, por exemplo, jogos de cartas ou de encaixe,dama,xadres,testes de de conhecimento gerais,palavras cruzadas, quebra-cabeças, tocar um instrumento musical, fazer crochê,etc.Todas essas atividades são muito eficientes porque exigem que determinadas normas de memorização sejam obedecidas.

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