quarta-feira, 28 de outubro de 2009


Ao mesmo tempo, algumas regras e hábitos podem nos ajudar a superar a falta de memória:
Ler sobre os mais diversos assuntos em livros,jornais,revistas.
Quando for necessário pesquisar para falar sobre um assunto específico, escrever, principalmente em forma de descrição,fazendo-se uma fotográfia do tema através das palavras e de dissertação.
Levar ao pé da letra o ditado que todo chefe que sabe o quanto o ambiente de hoje é estressante costuma ensinar aos seus subordinados:"Não fale, escreva!" Uma agenda, nesse caso,é a melhor maneira de não esquecer nada do que deve ser feito.
Passar a redigir um diário contando suas experiências de forma bem detalhada é outra opção.
Mentalizar,visualizar e refletir sobre situações que serão vividas como forma de familiarizar-se com a experiência futura,e assim ficar mais relaxado quando ela acontecer.
Aprender a controlar seus sentimentos e emoções, evitando explosões de raiva, atitudes radicais, excesso de dramatização das situações, e procurar sempre ver o lado real das coisas.
Meditar e concentrar-se num assunto por vez, evitando assim que outras experiências interfiram no aprendizado.Isso quer dizer que se deve evitar:situações que propiciem a distração;jamais se deve estudar para o vestibular,por exemplo, em frente da televisão, ouvindo rádio ou num local muito agitado.
Buscar conhecer bem seu processo de aprendizagem, procurando descobrir o que é mais fácil para você:aprender um pouco de cada vez ou tudo de uma vez só?Ou seja, a retenção do conteúdo informativo é maior quando estudado uma hora por dia em sete dias ou em sete horas num dia só?É maisfácil a compreensão do todo ou de partes separadas?Sua memória é mais auditiva ou visual?Você sente atração por testes ou prefere questões discursivas?Os símbolos são mais significativos do que as palavras?Tem mais habilidade para guardar números ou palavras?É autodidata ou prefere que as informações sejam explicadas por um professor? Você retem mais informações que tenham algum conteúdo emocional ou as que têm mais racionalidade?
A alimentação também pode nos ajudar na manutenção da boa memória.O alho,por exemplo, funciona como um vasodilatador cerebral e o açucar concentrado fornece "combustível" para as células nervosas, que se nutrem de glicose.Já as gorduras insaturadas, como as encontradas no azeite de oliva e no oléo de peixe, competem com o colesterol e o removem das artérias.
Minerais como o manganês e o cobre têm papel relevante no bom funcionamento cerebral e na preservação de uma memória ativa, sendo que o cobre atua como antioxidante.As melhores fontes alimentares de manganês são os grãos integrais, as nozes, os moluscos, os miúdos de animais e o leite.Já o cobre pode ser encontrado no fígado do animal, nas frutas, nos legumes secos e nas ostras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário