terça-feira, 10 de novembro de 2009

A MANEIRA QUE NOS VESTIMOS NOS REVELA!


A linguagem das roupas,modelo,cor,comprimento,acessórios,etc. Cada detalhe da roupa feminina pode revelar importantes aspectos da personalidade da mulher, muitas vezes desconhecidos até por elas mesma.
A maneira de nos vestir,compõe um código repleto de sinais capazes de expressar aspectos nossos que podem ou não estar conscientes para nós.
O corpo é a tela sobre o qual colocamos tecidos e cor para criar um auto-retrato agradável, que será o nosso estilo, capaz de expressar diversos ângulos da personalidade e de refletir externamente tanto os desejos como conflitos internos.
De forma geral, a roupa sempre representou a separação da sociedade em classes e castas, carregando todo o significado do papel que o indivíduo representa dentro de sua cultura. Hoje, ela é mais uma forma de distinguir o grupo ao qual o indivíduo pertence.A roupa elegante está associada às classes mais abastadas e educadas, enquanto a mais simples fala de pessoas menos educadas e ricas.
Isso é o que as pessoas que trabalham com marketing levam em consideração para vender um artigo. Eles trabalham para que o comprador crie imagens internas a partir da simples menção do produto;assim, o consumidor estaria comprando uma imagem que ele faz de si próprio, refletida naquilo que se poderia chamar de objeto de seu desejo. Na base da moda, na verdade, existe um impulso ambivalente: o desejo individual de diferenciação e a procura de adequação às normas do grupo social ao qual se deseja pertencer. Assim, o que se veste, e como se veste, cria uma persona pública, constituindo o conjunto de características da pessoa.
Ao realçar dotes físicos e atenuar áreas problemáticas do corpo, a roupa pode nos dar um sentido de proteção não só física como emocional. Absolutamente tudo, proporções físicas, textura dos tecidos, cor e tipo de roupas, afeta a relação dos outros sobre nós. Conhecer essa linguagem significa, portanto, emitir sinais preciosos a respeito do que se deseja comunicar.
A cor é poderosa, pois pode influenciar os hormônios, a pressão sangüínea e a temperatura do corpo de quem nos olha; pode deprimir ou estimular, repelir ou atrair. Além do que, revela se somos extrovertidos ou intrivertidos.
Segundo pesquisas norte-americanas, as preferências pelas cores têm relação direta com a economia e o humor nacional. Prova disso foram os duros anos da Depressão, quando entre os americanos lideraram o preto e o marrom, seguido de tons escuros como vinho, cinza e uva. Nos anos 20, à medida que crescia a liberdade feminina, as mulheres usavam o batom vermelho forte para expressar a sexualidade recém-liberada.
O branco representa não só altruísmo e limpeza, mas também confiabilidade.
O vermelho na vestimenta denota poder e coragem, enquanto o rosa é cor romântica, que estimula a criatividade e simboliza a intuição.
O preto exerce atração e antigamente só era usado por mulheres sexualmente experientes. Por outro lado, pode ser também usado para demonstrar seriedade, tal como nas roupas de autoridades civis ou eclesiásticas. No século 16, Anne da Bretanha fez uso do preto no luto pela primeira vez. Essa cor está associada à morte, ao medo, ao mistério, ao mal, á rebilião. James Dean e Marlon Brando deixaram suas marcas de rebeldia através do uso dos jaquetões de couro preto.
O branco se contrapõe ao preto nos fornecendo uma imagem de pureza, de inocência. Simboliza a entrega da noiva imaculada a seu futuro esposo no altar; representa a pureza ao vestir os anjos pintados em gravuras...É a cor do altruísmo, representando também a limpeza. Retrata enfermeiros, médicos e terapeutas, que traduzem a imagem de confiabilidade...
O azul significa civilidade, dignidade e respeito. Na presença dessa cor, segundo o Wagner Institute of Color, o cérebro produz 11 hormônios tranqüilizadores. O seu uso, portanto, coloca as pessoas à vontade.
O amarelo está associado à ansiedade, pois ele é estimulante, desencadeando uma descarga de adrenalina. Mas, por ser a cor do Sol, é também reconfortante. Representa o intelecto, que propicia luz e consciência. É a cor do ouro e, por isso, é também associado ao luxo e ao prestígio.
O verde é a cor mais relaxante de todas para os olhos; é curativa. Representa as plantas, o crescimento e a fertilidade.
O marrom nos fala da terra. Na Idade Média, era a cor usada pelos camponeses, sendo associada à humildade.
O cinza, ligado ao cérebro, à experiência que vem com os cabelos grisalhos, acaba sendo a cor preferida por artistas, intelectuais e filósofos. É a cor do refinamento, da classe, da eficiência.
Nos desfiles de moda, o que se vê, em geral, são roupas que provavelmente ninguém usaria, tal a ousadia ou o excesso de adornos que as compõem. As passarelas, na verdade, não passam de vitrines para a visão artística dos designers, além de ajudar a divulgar as novas tendências para a indústria de roupas. Muitas mulhereres, por medo de usar mais livremente sua individualidade, acabam se tornando escravas dessas tendências. Elas não levam em consideração seu gosto, se aquela roupa lhe propicia conforto ou mesmo se é adequada à ocasião...Possivelmente falta-lhes senso de identidade, o que se reflete na preocupação em não ser aceita, em não agradar. Estar na moda, nesse caso, é uma maneira de garantir certezas.

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